O número de endividados e inadimplentes no Rio de Janeiro deverá aumentar em breve – esta é a expectativa de serviços de cobrança e proteção de crédito que já agem atuam na cidade. Segundo a análise, endividado, o consumidor de energia elétrica do Rio de Janeiro está em com dificuldade para manter os pagamentos em dia.

Logo após a Fecomércio-RJ divulgar estudo que o 60,7% dos cariocas estão endividados, a agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou dois aumentos nas contas de energia elétrica do Rio.

Os clientes da Light terão de pagar a alta de 11,52% nas tarifas para residências. As contas de luz dos consumidores da Enel Rio (antiga Ampla) também vão subir, com um crescimento de 9,72% em média.

“A inadimplência já está bem alta. Esses aumentos nas tarifas da energia elétrica devem piorar a situação. Já esperamos mais dificuldades com clientes que não têm condições de pagar as dívidas e uma redução nos inadimplentes que pretendiam quitar suas dívidas à vista”, avaliou a superintendente de Operações da Cercred Cobranças, Camila Viana.

Segundo levantamento do SPC, a maior parte das pendências dos brasileiros (52%) está ligada aos bancos, envolvendo dívidas relativas ao cartão de crédito, ao cheque especial, a financiamentos e empréstimos. No entanto, o mesmo estudo aponta que os débitos relativos às contas de água e luz ainda representam 10%.


Segundo a empresa, os perfis dos devedores são variados. “Há o consumidor que é bom pagador mas que, por alguma emergência, se viu obrigado a atrasar o pagamento da conta, existe o perfil que atrasa de forma planejada, para que possa pagar depois, e também existem pessoas que vivem em áreas de risco e deixam de pagar porque sabem que sua energia não será cortada”, detalhou Camila.

Fonte: G1