A Enel Distribuição Rio, por meio da Diretora de Engenharia e Obras MT, tem apostado cada vez mais nos trabalhos noturnos para otimizar os cronogramas de obras extensas e, dessa forma, reduzir o impacto aos clientes. A iniciativa, que acontece desde 2019, tem trazido bons resultados para a companhia: somente no período de janeiro de 2020 a abril de 2021, foram feitas 246 intervenções, com a instalação de 391 postes, 17,57 km de rede de média tensão instalados e 9,72 km de rede de baixa tensão substituída.
“Essa iniciativa alavancou os resultados do plano de qualidade da distribuidora e deu origem a uma nova prática de trabalho, com a criação de um turno noturno em Obras. O trabalho consiste em mapear trechos críticos de atuação e, ao invés de realizarmos essas intervenções de forma diurna e aos domingos e feriados, marcamos as intervenções noturnas, que podem ser trabalhos como recondutoramentos, instalações de novos alimentadores, novos equipamentos, interligação de novos cientes, entre outros. Toda ação é mapeada previamente e alinhada com os órgãos necessários daquela determinada localidade para que a Enel garanta o sucesso do trabalho“, explica Marcio da Rocha, Responsável por Obras Sul da Enel Rio.
Além de reduzir o impacto aos clientes, a iniciativa também colabora para a redução do trânsito no local da intervenção, que na maioria das vezes são ruas e avenidas movimentadas. E, também, evita os riscos de acidentes com população, já que no horário entre 0h e 6h, há poucos transeuntes nas ruas.
“Durante o dia temos grande dificuldade de transitar com a carga pesada para os locais de trabalho. No período da noite, com a redução de veículos nas ruas, facilita esse deslocamento, principalmente quando são grandes centros populacionais”, ressalta Marcio, acrescentando que atualmente existem 6 equipes que trabalham em horário fixo, podendo aumentar significativamente de acordo com o planejamento elaborado em cada Regional da área de Obras para atuação noturna.
É importante ressaltar também que, além da preocupação com a segurança da população, existe o cuidado com os colaboradores. Todas as atividades noturnas são acompanhadas por uma supervisão presente, além da utilização de canhões de iluminação que fornecem a sensação de luz diurna para os eletricistas.
Fonte: O São Gonçalo