Nesta quarta-feira(18), o Conselho de Consumidores da Enel Rio esteve presente no 2º Seminário Nacional dos Consumidores de Energia, realizado pela Frente Nacional dos Consumidores de Energia (FNCE), em Brasília. O evento reuniu representantes do governo, especialistas e membros da sociedade civil para debater temas de relevância, como a redução do custo da energia, a transição energética e os desafios impostos pelas mudanças climáticas.
No painel de abertura, intitulado “Justiça Energética: como garantir energia justa com menos subsídios”, a presidente do Conselho Nacional de Consumidores de Energia (Conacen), Rosimeire Costa, participou das discussões ao lado de especialistas como Camila Bomfim, superintendente de tarifas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e Mariana Amim, diretora jurídica da Associação Nacional dos Consumidores de Energia (Anace). O debate focou nos impactos dos subsídios aplicados à conta de luz e como eles afetam os consumidores brasileiros, especialmente em meio às crescentes preocupações com a equidade no acesso à energia.
Além da questão dos subsídios, os membros do conselho e os outros participantes puderam discutir amplamente o impacto da energia elétrica na vida das pessoas. No segundo painel, o deputado federal Joaquim Passarinho (PL/PA), a diretora da Aneel, Agnes Costa, e outros especialistas exploraram como a qualidade e o acesso ao serviço de energia podem ser melhorados, especialmente para as classes mais vulneráveis.
Os representantes da Enel Rio aproveitaram a oportunidade para trocar experiências e fortalecer o diálogo com outros conselhos de consumidores de energia, destacando a importância de ações coordenadas para a defesa dos interesses dos consumidores no cenário energético nacional. A participação do conselho no evento reforça seu compromisso com a busca por soluções que possam garantir uma energia mais acessível para todos.