A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) iniciou em 14 de novembro a fiscalização na área de concessão da Enel Rio de Janeiro para avaliar as causas das recentes interrupções no fornecimento de energia em Niterói, Magé e São Gonçalo. A ação busca apurar as medidas emergenciais adotadas pela concessionária, a extensão das interrupções e o desempenho no restabelecimento do serviço.
Presidente do Conselho de Consumidores da Enel Rio, Ezaquiel Siqueira, expressou preocupação com a frequência das fiscalizações realizadas pela ANEEL. “Há muito tempo que questionávamos a pouca frequência das fiscalizações da ANEEL. Estamos acompanhando os últimos episódios de falta de energia na área de concessão da empresa e acho que o processo de transparência para o consumidor é sempre necessário”, afirmou. O presidente enfatizou ainda a importância da participação do conselho no processo: “O conselho gostaria de ser ouvido também.”
A fiscalização da ANEEL ocorre após recentes episódios de interrupções de energia que afetaram milhares de consumidores na região metropolitana do Rio de Janeiro. A agência quer garantir a qualidade do serviço prestado e a transparência das informações fornecidas aos consumidores.
A Enel Rio atende aproximadamente 3 milhões de unidades consumidoras em 66 municípios do estado do Rio de Janeiro.